"Nem mundial, nem dos campeões", publicou o Estadão sobre o campeonato ganho pelo Palmeiras em 1951

Edmundo Leite - Acervo Estadão

01/02/2021 | 13h36   

Texto opinativo foi publicado alguns dias antes do início da competição vencida pelo Palmeiras

A conquista da Taça Libertadores de América pelo Palmeiras e a classificação para o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa no Catar reacendeu o debate sobre o status de campeonato mundial da Taça Cidade do Rio de Janeiro conquistada pelo time paulista em 1951.  Alguns dias antes do início dos jogos, o Estadão publicou na página 17 da edição de 24 de junho de 1951 um texto opinativo não assinado intitulado "Nem mundial, nem dos campeões", que finalizava com a seguinte afirmação sobre o campeonato internacional de clubes de futebol realizado no Brasil: "Talvez haja êxito econômico, apesar dos pesares. Mas, com ele ou sem ele, é aconselhável, além de honesto, que se mude a denominação do certame, mesmo porque, pelo simples exame da relação dos concorrentes, verifica-se que ele não é dos Campeões e muito menos Mundial..."

>> Estadão 24/6/1951

Artigo "Nem mundial, nem dos campeões" no Estadão em 24/6/1951

Artigo "Nem mundial, nem dos campeões" no Estadão em 24/6/1951 Foto: Acervo Estadão

No mesmo artigo, o jornal também questionava o fato de Palmeiras e Vasco participarem da competição na condição de campeões estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, em vez de ter sido realizado um campeonato nacional de clubes campeões estaduais para indicar um único representante nacional no campeonato.

"Por isso, quando se intenção da C.B.D. de realizar, em junho, um Torneio dos Campeões, de que participariam os clubes campeões de vários países e - é claro - o campeão brasileiro, que seria ou pelo menos deveria ser indicado por meio de um certame eliminatório entre os vários campeões estaduais, não aplaudimos o projeto, que, além de outros incovenientes, teria, como vai ter, o de perturabar seriamente a marcha dos campeonatos do Rio e de S. Paulo. (...)

(...) No entanto, a C.B.D. levou por diante o seu projeto e vai agora, no dia 30, iniciar a disputa do que denomina de "Torneio dos Campeões", com a particiapação do Olimpic, campeão francês; do Estrela Vermelha, que não é campeão da Iugoslávia; do Sporting, campeão português; do Juventus, que não é campeão italiano; do Nacional, campeão uruguaio; do Áustria, que não é campeão da Áustria e, finalmente, do Vasco e Palmeiras, que não são campeões brasileiros, e sim carioca e paulista, como não seria preciso esclarecer. "

Torneio internacional - Ao final da competição, em outro texto opinativo publicado em 24 de julho de 1951 sob o título "A expressiva vitória dos futebolistas do Palmeiras", o jornal voltava a discorrer sobre o status do campeonato:

"Encerrou-se anteontem, com um brilho cuja previsão os jogos eliminatórios tornaram totalmente improvável, o Torneio Internacional de Futebol que substituiu, por assim dizer, o "Torneio dos Campeões" que a C.B.D. projetou mas que, por circunstâncias independentes de sua vontade, não pode realizar de acordo com o regulamento, ou seja, reunir os quadros campeões dos países concorrentes. Como se viu, nem todos os competidores eram campeões de seus respectivos países e apenas três se salvaram pela qualidade do futebol apresentado. (...)"

(...) Mas, de qualquer modo, não se pode deixar de dar grande valor ao feito dos paulistas, mesmo porque obtiveram o título depois de considerado perdido para eles. Vale, ainda, acentuar que foi esse o primeiro título expressivo de campeão conquistado por um quadro brasileiro, num torneio que participaram quadros representativos de cinco países europeus, além dos dois quadros brasileiros e do Nacional do Uruguai. Feito de muito valor, repetimos, mas que, nem por isso, justifica os excessos ridículos que andam por aí, entre os quais, este de mandar a bola do jogo para um museu é, para usarmos de expressão popular, de se tirar o chapéu..." 

>> Estadão 24/7/1951

Notícia sobre a conquista do Palmeiras no Estadão de 24/7/1951

Notícia sobre a conquista do Palmeiras no Estadão de 24/7/1951 Foto: Acervo Estadão

>> Veja as notícias originais do campeonato de 1951 

+ ACERVO

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.