Papa Francisco encontrará um Brasil menos católico

Rose Saconi

19/07/2013 | 16h41   

Desde a primeira visita de João Paulo II, Igreja perdeu 25% de fiéis

A visita do papa Francisco encontrará um país 25% menos católico do encontrado por João Paulo II em sua primeira visita em 1980. Naquela época o Brasil que João Paulo visitou contava com 89% de brasileiros que se declaravam católicos. Já o papa Francisco encontrará 64% de católicos segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda no número de fiéis, o Brasil continua sendo o maior país católico do mundo.

Em 1980, Papa João Paulo II acena para fiéis nas ruas de Belo Horizonte. Acervo/Estadão

Um dos principais motivos para a grandiosidade da primeira visita de um papa ao Brasil, em 1980, foi justamente a importância que a nação tinha para o catolicismo. João Paulo II, então com apenas dois anos de pontificado, levou uma multidão de 4,5 milhões de católicos e não católicos às ruas e mexeu com o Brasil. Voltou mais duas vezes, em 1991 e 1997.

A última visita de um papa aos brasileiros foi em 2007, quando Bento XVI veio para "animar, encorajar e ajudar a consolidar a Igreja no Brasil e no continente", como divulgou o Vaticano na época.

Veja como foi a cobertura do Estado desde a primeira visita de um papa no Brasil:

João Paulo II

1ª viagem (12 dias) - 30/6/1980 a 11/7/1980

Missão da visita: Missão pastoral e religiosa. Na peregrinação internacional de seu papado João Paulo II já tinha visitado outros 12 países.

Percentual de católicos no Brasil (Censo 1980): 89,0%

Momento importante: O desembarque no aeroporto de Brasília, quando o papa se ajoelhou para beijar o solo brasileiro. Foi a primeira visita de um papa ao Brasil. "Essa visita é um sonho acalentado", disse.

Cidades visitadas: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife,Teresina, Belém do Pará ,Fortaleza e Manaus.

 

2.ª viagem (10 dias) - 12 a 21/10/1991

Missão da visita: Projeto de evangelização para renovar a fé cristã e deter evasão de fiéis

Percentual de católicos no Brasil (Censo 1991): 83,3%

Momento importante: Em Florianópolis, a beatificação de Madre Paulina do Coração de Jesus Agonizante, freira nascida na Itália, mas educada em Santa Catarina (canonizada em maio/2002).

Cidades visitadas: Natal, São Luís, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, Vitória, Maceió, Salvador

 

3.ª viagem - (4 dias) - 2 a 6/10/1997

Missão da visita: Pregar em favor do restabelecimento e revigoramento da família. Veio participar do 2.º Encontro Mundial do Papa com as Famílias.

Percentual de católicos no Brasil (Censo 1991): 83,3%

Momento importante: No Maracanã lotado, João Paulo II defendeu o casamento e a fidelidade conjugal e condenou o "abominável crime do aborto, vergonha para a Humanidade".

Cidade visitada: Rio de Janeiro

Bento XVI

(5 dias) - 9 a 13/5/2007 

Missão da visita: Encorajar, animar e ajudar a consolidação da Igreja no Brasil e na América Latina e participar da 5.ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho.

Percentual de católicos no Brasil (Censo 2000): 73,7%

Momento importante: Consagração de frei Galvão como o primeiro santo brasileiro.

Cidades visitadas: São Paulo e Aparecida do Norte

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine