A história da Sony no Brasil
Carlos Eduardo Entini - Acervo Estadão
15/09/2020 | 21h33   
Fábrica, que anunciou o fechamento no Brasil em 2020, abriu escritório no País em 1972
Por enquanto, a história da Sony do Brasil tem cinco etapas. A quinta é o fechamento da fábrica na Zona Franca de Manaus confirmado ontem . A primeira etapa começou na década de 1960, quando surgem os primeiros anúncios no Estadão, a vai até o começo da década de 1970, quando os produtos da Sony eram vendidos através da representante oficial T. Tanaka & Cia.
Em seguida, a Sony anuncia a abertura de um escritório próprio no Brasil em 1972 para importar e comercializar seus produtos. E previa, também, a criação de uma fábrica em São José dos Campos no ano seguinte. Mas a fábrica foi construída em Curitiba e inaugurada em março 1981. Nessa terceira etapa, a empresa ganhou o nome de Sony Videobrás. A fábrica na Cidade Industrial foi a primeira que produziu vídeo cassete da Sony fora do Japão e a primeira a fazê-lo no Brasil. Estavam previstas a produção de 100 unidades de aparelhos por mês no início das operação, como informou a nota publicada 12 de março de 1981.
A quarta etapa da Sony no Brasil foi a instalação de outra fábrica na Zona Franca de Manaus em meados da década de 1980. Veja abaixo alguns dos produtos anunciados pela empresa no Estadão, como o revolucionário Walkman.
Atualizado em 2/3/2021
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.