A incrível luta entre um touro e um urso

Carlos Eduardo Entini

18/07/2012 | 17h53   

O evento aconteceu em 1894 no centro da cidade de São Paulo

Tirando os desenhos animados, uma luta entre um touro e um urso é um fato inimaginável. Ainda mais se  fosse realizada no centro da cidade de São Paulo.

Mas ela aconteceu em 14 de outubro de 1894, no Colyseu Paulista, local de eventos, situado próximo ao Parque da Luz. A luta foi um sucesso de público e despertou a ira dos defensores dos animais.

O urso pertencia a uma companhia circense francesa que se apresentava no Largo do Paissandú. O touro bravo foi enviado especialmente da fazenda do sr. Conde de Pinhal.

O Estado de S. Paulo - 12/10/1894

O público que se acotovelava no Colyseo Paulista, assistiu o urso pardo, o primeiro a entrar na arena, amarrado no centro para que não invadisse a arquibancada. Foi atacado pelo touro logo que entrou. Assustado, tentou reagir e fugir. Mas por estar preso, ficou dando voltas em desespero. O touro se instalou no centro da arena.

O deprimente espetáculo ficou num impasse, o urso só se acalmaria se o touro fosse retirado. Mas ele assistia impassível do local que escolhera para ficar. O portão foi aberto na intenção que se recolhesse. Mas quem se esforçava para entrar era o urso. Para abreviar o sofrimento, entrou em cena Manolo. O rapaz fez as vezes de toureiro. Entrou com capa, toreou o boi e o retirou da praça. Foi ovacionado pela plateia.

O Estado de S. Paulo - 16/10/1894

Duas semanas depois do evento, o jornal publicou carta condenando o evento e mostrando a urgência da criação de um grupo de defesa dos animais para evitar novas barbáries como aquela.

O Estado de S. Paulo - 28/10/1894

# Siga: twitter.com/estadaoacervo | facebook/arquivoestadao Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.