Butantã, história de um prédio centenário
Rose Saconi
04/04/2014 | 12h08   
Edifício central do instituto foi construído para abrigar laboratórios de pesquisas
O prédio central do Instituto Butantã (acima), concebido especialmente para abrigar laboratórios de pesquisa, foi inaugurado no dia 4 de abril de 1914, treze anos após a fundação oficial da instituição (1901). A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, médicos e convidados que foram recebidos pelo diretor do instituto, o médico e cientista Vital Brasil.
"É com sincero enthusiasmo que exprimo a minha admiração para com esta casa, pelo que della sei e acabo de ver. Felizes de nós, se a cultura geral do paiz e o progresso brasileiro estivessem na altura desta explêndida instituição, honra do sabio que a dirige, dos homens de sciencia que nella brilham, do povo que della se desvanece e do governo que lhe tem comprehendido o valor".
Ruy Barbosa
Para isso, o diretor do Serviço Sanitário do Estado, Emílio Ribas, decidiu instalar a produção do soro em um local afastado do centro de São Paulo, para não provocar pânico na população. Lugar escolhido: a Fazenda Butantã, cujo nome significa terra firme-firme em tupi-guarani. Em fevereiro de 1901, foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente rebatizado com o nome atual.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.