Conheça a história do leite condensado

Acervo - Estadão

26/01/2021 | 20h59   

Doce popularizou-se no Brasil no século 19 e deu origem a clássicos de nossa culinária como o brigadeiro

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 12/3/1939

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 12/3/1939 Foto: Acervo/Estadão

A revelação dos gastos do governo federal com alimentos em 2020 alçou a palavra leite condensado ao trending topics do Twitter no Brasil. No centro da polêmica, que gerou uma chuva de memes nas mídias sociais, o doce figurou entre os itens que se destacaram dentro do montante de mais R$ 1,8 bilhão. Mais de R$15 milhões foram gastos na compra do produto. Em 2005,  o suplemento infantil Estadinho contou a história do doce e como ele chegou à mesa dos brasileiros.

"Quem resiste a passar o dedo em uma lata de leite condensado? Saiba que este ingrediente, usado em várias sobremesas, chegou ao Brasil pela primeira vez em 1890, importado da Suíça, onde se fabricava o produto desde 1867. O leite condensado era muito consumido pela corte portuguesa. A embalagem era como a gente conhece: uma latinha com a figura de uma moça carregando um balde na cabeça. O doce era chamado de “Milkmaid”. Como era difícil pronunciar o nome, o povo batizou o produto de leite moça. O nome só virou marca, entretanto, 30 anos depois, em 1921, quando a empresa abriu sua primeira fábrica no Brasil. Era feito de leite, açúcar e margarina, que levados ao fogo se transformavam no creme esbranquiçado. Quando chegou ao Brasil era consumido apenas como bebida. Com o tempo, passou a ser adotado como ingrediente básico de várias sobremesas e virou um sucesso entre donas de casa. Hoje o Brasil é o maior consumidor de leite condensado do mundo. O primeiro doce criado com o produto no Brasil foi o pudim de leite moça.

OS DOCES ANTES .Você imagina do que os doces eram feitos antes da chegada do leite condensado? A maoiria com especiarias, frutas e açúcar, já que o País possuía grandes plantações de cana-de-açúcar. Depois, incluiram-se farinha e muitos ovos. Saiba que na Europa essa tradição não mudou muito. Em países como a França, o leite condensado não é usado em nenhuma receita. Eles usam outros ingredientes para preparar coberturas. Você pode imaginar um país sem brigadeiro?"

Texto publicado no Estadinho de 23/7/2005, acesse aqui.

 

Estadão de 31/5/1936

 

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 31/5/1936

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 31/5/1936 Foto: Acervo/Estadão

>Estadão de 17/8/1930

 

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 17/8/1930

Anúncio de leite condensado publicado no Estadão de 17/8/1930 Foto: Acervo/Estadão

 

>Estadão de 10/3/1957

 

Foto:

 

+ ACERVO

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.