Diana e Charles: mundo parou para assistir união

Liz Batista - O Estado de S.Paulo

13/11/2020 | 13h32   

Em 1981, cerca de 750 milhões assistiram ao primeiro casamento real transmitido ao vivo

Príncipe Charles e princesa Diana aparecem na sacada do Palácio de Buckingham, para saudar o público, 29/7/1981.

Príncipe Charles e princesa Diana aparecem na sacada do Palácio de Buckingham, para saudar o público, 29/7/1981. Foto: Reuters

Um evento de proporções munumentais, marcado pela comoção e asiosamente aguardado por pessoas de todo o mundo. Assim foi o casamento do  herdeiro do trono inglês, príncipe Charles e com a carismática professora lady Diana Spencer. A cerimônia, que aconteceu  em 29 de julho de 1981foi a primiera boda real transmitida ao vivo pela televisão. Charles e Diana disseram "sim" diante dos 3.500 convidados e cerca de 750 milhões de espectadores por todo globo também puderam assistir ao grande momento.

>Estadão - 30/7/1981

Casamento do príncipe Charles e Diana é manchete do Estadão de 30/7/1981

Casamento do príncipe Charles e Diana é manchete do Estadão de 30/7/1981 Foto: Acervo/Estadão

Os brasileiros acordaram cedo para não perder nenhum detalhe do casamento do século. Por aqui a transmissão começou por volta das 5h30. A Telerj, empresa que operava serviços de telefonia no Estado do Rio de Janeiro, recebeu quase dois mil pedidos de assinantes no seu Serviço de Despertador, para serem acordados entre 5h15 e 6 horas para não perderem a transmissão do grande evento.

>Estadão - 30/7/1981

Cobertura do casamento do príncipe Charles e princesa Diana>Estadão - 30/7/1981

Cobertura do casamento do príncipe Charles e princesa Diana>Estadão - 30/7/1981 Foto: Acervo/Estadão

​"Os sutilíssimos toques do príncipe Charles no braço de lady Diana para conter um certo arroubo emocional da noiva, os sussurros trocados entre eles a dama de honra chupando o dedinho, todo o lado humano da cerimonia pôde ser presenciado pela fantástica audiência mundial da transmissão, com riqueza de detalhes e um diáfano tempero de bom humor na escolha das imagens", tudo pôde ser acompanhado pela TV e lido no jornal do seguinte. A luxuosa cerimônia  foi realizada na catedral St.Paul, em Londres. Elegante, Lady Di vestiu um icônico modelo de mangas bufantes, com babados e uma cauda em seda de sete metros e meio de comprimento, assinado pelos estilistas David Emanuel e Isabel Emanuel. Calcula-se que a família real inglesa tenha gasto US$ 49 milhões na celebração.

O herdeiro do trono inglês, príncipe Charles beija sua esposa, Diana no dia do seu casamento, 29/7/1981. Clique aqui para ver galeria de imagens 

O herdeiro do trono inglês, príncipe Charles beija sua esposa, Diana no dia do seu casamento, 29/7/1981. Clique aqui para ver galeria de imagens  Foto: Reuters

Cercadas por um imenso frenesi midiático, as bodas de Charles e Diana foram um marco na relação da monarquia inglesa com o público. Desde o noivado, a vida do casal vinha despertando o vivo interesse do públicoCom a chegada do casamento, o tema ganhou destaque nos noticíarios dos  jornais, revistas, rádio e televisão. Até peças de publicidade usavam Charles e Diana como personagens. 

>Estadão 29/7/1981

TV Record anunciava a trasmissão ao vivo do casamento do príncipe Charles com Lady Diana Spencer, Estadãod e 29/7/1981 .

TV Record anunciava a trasmissão ao vivo do casamento do príncipe Charles com Lady Diana Spencer, Estadãod e 29/7/1981 . Foto: Acervo/Estadão

Na edição do dia do casamento o Estadão publicou uma entrevista com os noivos, que disseram esperar serem "muito felizes", e fazer todo o possível para conciliar as obrigações da vida oficial com "uma serena vida familiar.

Cobertura do casamento do príncipe Charles e princesa Diana no Jornal da Tarde, 30/7/1981

Cobertura do casamento do príncipe Charles e princesa Diana no Jornal da Tarde, 30/7/1981 Foto: Acervo/ Estadão

 

19 imagens

Texto publicado em 18 de maio de 2018.

Veja também:

# Diana & Charles, Grace Kelly & Ranier, Silvia & Carlos: relembre outros casamentos 

#Morte da princesa Diana completa 20 anos  

#Perfil: Lady Di

+ ACERVO

> Selecione a data e veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.