Em 1936, um GP pelas nobres ruas dos Jardins
Rose Saconi
21/11/2012 | 17h05   
Grave acidente na última volta impulsionou a construção do autódromo de Interlagos
São Paulo parou para assistir ao primeiro Grande Prêmio de Automobilismo da cidade. A corrida foi realizada nas ruas e avenidas do Jardim América, tendo como pista principal a avenida Brasil. Os paulistanos estavam ansiosos com o grande acontecimento do dia. “A população do estado inteiro está empolgada, dominada mesmo, pela grande prova de automoveis que dentro de poucas horas será disputada nesta capital, no Jardim America. O enthusiasmo que desta Paulicéa se alastrou já conseguiu contagiar os Estados vizinhos, para aqui atrrahindo innumeros visitantes”, descreveu o Estado.
O Estado de S. Paulo, 12 de julho de 1936
O circuito
Cerca de sete mil pessoas espremeram-se nas arquibancadas montadas ao longo da avenida Brasil e nas ruas em torno do improvisado circuito para assistir à corrida. A segurança da prova foi montada com oito mil metros de cordas e barreiras de alfafa.
Acidente. Um acidente na útlima volta tirou o brilho do evento. A corrida teve um fim trágico, seis pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas. O brasileiro Manoel Teffé e a francesa Hellé Nice disputavam o primeiro lugar quando, conforme informou o Estado, perto da linha de chegada um espectador se debruçou sobre a barreira de alfafa em direção à corredora francesa que perdeu o controle do carro e bateu. "No mesmo instante, Hellé Nice era arrancada violentamente e atirada ao lado opposto, depois de descrever uma trajectoria numa altura de cerca de dez metros para cahir sobre os assistentes que se encontravam proximo da archibancada dos chronometristas".
O Estado de S. Paulo, 14 de julho de 1936
A confusão causada pelo acidente ficou ainda pior quando uma das arquibancadas cedeu. O público invadiu a pista e os carros, ainda em alta velocidade, não conseguiram frear a tempo. Dois soldados da força pública, três militares e um civil morreram. Outras 12 pessoas ficaram feridas. A gravidade do acidente provocou grande polêmica sobre a questão da segurança nos circuitos de rua e impulsionou a construção do autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940.
O vencedor da competição, disputada por 20 pilotos, foi o italiano Carlo Pintacuda. A Comissão Esportiva do Primeiro Grande Prêmio da Cidade de São Paulo deliberou que o brasileiro Teffé não havia sido o culpado pelo acidente e que Hellé Nice havia chegado em 4º lugar, logo atrás de Teffé.
O Suplemento Rotogravura - estilo de revista que circulou no Estado de 1928 a 1942, com destaque às ilustrações e fotos - dedicou várias páginas à cobertura da corrida.
Veja também:
# Há 40 anos, Interlagos recebia o primeiro GP Brasil de F-1
# Schumacher foi campeão pela primeira vez em 1994
# Senna vence pela primeira vez no Brasil
# Há 25 anos, dobradinha Piquet e Senna no pódio
# A primeira vitória de Émerson na F-1
# 30 anos do primeiro título de Nelson Piquet na Fórmula 1
# O tricampeonato de Senna
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine