Fotos Históricas: invasão corintiana

Rose Saconi

12/08/2015 | 13h19   

Cerca de 70 mil corintianos foram ao Rio para o jogo da semifinal do Brasileiro no Maracanã

Banhista observa corintiano lendo jornal na barraca montada na praia. Acervo/Estadão

A Cidade Maravilhosa foi invadida por um 'bando de loucos' no fim de semana do dia 5 de dezembro de 1976. Cerca de 70 mil torcedores corintianos foram ao Rio para assistir o jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro no Maracanã, entre Corinthians e Fluminense. Os torcedores saíram de São Paulo e de outras cidades do País de ônibus, trem, avião, carros, e alguns até foram a pé. A missão era ajudar o Corinthians a conseguir uma vaga para a final e acabar com o longo jejum de 22 anos sem títulos que vivia o clube.

O Estado de S. Paulo - 6/12/1976 - Edição de Esportes

Ao chegarem no Rio, invadiram as principais ruas da cidade com seus carros, ônibus, batuques e bandeiras. Como mostra a foto acima, naquele fim de semana de sol, as praias de Copacabana, Ipanema, Leme, Botafogo e Flamengo viraram literalmente a casa dos corintianos. "O Rio transformou-se numa cidade corintiana. Na via Dutra um interminável desfile de carros embandeirados rumo ao Maracanã", noticiava o Estado.

Contato n.º 01.017.31 da invsação corintiana em 1976

A volta a São Paulo foi tão louca quanto a ida. A via Dutra havia se transformado em 'avenida Coríntias', como escreveu o jornal (recorte acima). Essa festa da invasão terminou coroada com a vitória do time paulista nos pênaltis, 4 a 1. E, embora a classificação tenha sido emocionante no Rio, o time caiu na final diante do Internacional e não levou o título.

 

Corintianos chegaram ao Rio de Janeiro de ônibus, carro, avião e até a pé. Acervo/Estadão

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tags: Corinthians, Futebol

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.