Kennedy x Nixon: a política entra na TV

Liz Batista

24/09/2015 | 16h57   

Há 55 anos democrata brilhava no primeiro debate presidencial televisionado dos EUA

Primeiro debate na TV nos EUA marcou disputa entre Kennedy e Nixon pela presidência em 1960. Reprodução 

Um embate assistido por mais de 70 milhões de pessoass. O debate Kennedy versus Nixon de 26 de setembro de 1960, o primeiro debate presidencial americano televisionado, marcou a história política dos Estados Unidos. De um lado, John F. Kennedy, um jovem senador democrata de Massachusetts, vindo de uma proeminente família de origem irlandesa. Do outro, Richard Nixon, um experiente republicano, vice-presidente dos dois mandatos dos governo Dwight Eisenhower. A disputa? O mais alto posto político dos Estados Unidos.

O curioso é que os que acompanharam o debate pelo rádio não fizeram uma avaliação tão negativa do candidato republicano. Assim como foi com o rádio, a televisão mostrava-se um propulsor de mudanças. Ela vinha para transformar a história da comunicação em massa e por consequência o modo como os político se relacionam com a opinião pública. 

Eleição americana de 1960. No debate seguinte, Nixon se recuperou. Parecia mais consciente das câmeras e de seu gestual. Ainda sim, o debate foi acirrado, como mostrou a matéria publicada no Estado de 09 de outubro de 1960.

A corrida eleitoral de 1960 foi apertada até o final. Kennedy venceu a eleição com 49,7 % contra os 49,5% de Nixon, foram 303 votos para o democrata contra 219 para o republicano, no Colégio Eleitoral. John Fitzgerald Kennedy se tornou presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 1961. 

 

Tag: Estados Unidos, John Kennedy, Richard Nixon

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.