Lua de mel inspirou Tia Augusta

Carlos Eduardo Entini

04/12/2012 | 16h34   

Casal Augusta e Fortunato começou a montar grupos para Disney na década de 60

Foi da viagem de lua de mel de Augusta e Fortunato à Disneylândia, em 1965, que surgiu a ideia de levar grupos para o parque americano em Orlando. No começo foi só pelo desejo de custear outras viagens. Durante quase 10 anos o casal montou grupos, e em troca recebiam a viagem das agências. Em 1979, Augusta e Fortunato sentiram a necessidade de profissionalizar e abriram uma empresa. A partir de então, os grupos eram acompanhados por médicos, guias e tesoureiros. Hoje a empresa anunciou suspensão temporária das atividades.

O Estado de S. Paulo - 8/5/1987

Anúncio da Stella Barros. Guias, médicos e tesoureiros era a garantia de segurança

Em 1984, Tia Augusta foi contratada pela agência de turismo da Vovó Stella Barros, a primeira a criar pacotes para crianças desacompanhadas para a Disney, em 1957. O casal foi especialmente contratado para cuidar dos roteiros e pacotes para o parque. Na nova situação, puderam padronizar o atendimento. Criaram cursos de aprimoramento e treinamento de guias, que deveriam seguir um manual.

Em 1992, Tia Augusta e Tio Fortunato sairam da Stella Barros e se ligaram à operadora de turismo Turávia, de onde surgiu a Tia Augusta Turismo. A nova agência ampliou os pacotes, além dos tradicionais à Disney.

O Estado de S. Paulo - 17/5/1994

Em 1992, Tia Augusta passou a ser agência de turismo com vários pacotes

 

Stella Barros, Augusta e Fortunato faziam, com toda a segurança, a ponte entre o exterior desconhecido dos brasileiros e a fascinação de conhecer o maravilhoso mundo de Walt Disney. Não é à toa que usaram os epítetos, vovô, tia e tio. Stella Barros morreu em 2004, um ano depois da falência de sua empresa.

  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.