Os tesouros da ilha de Trindade

Rose Saconi

02/04/2014 | 12h24   

Há 100 anos, 'Estado' publicou o mapa com a indicação de onde estaria enterrada a fortuna

Há 100 anos

"O mappa da ilha de Trindade que acima reproduzimos em cliché foi mandado vir da Inglaterra por pessoas interessadas na descoberta do famoso thesouro, tendo-nos delle enviado uma photografia o nosso correspondente de Guaratinguetá".

Durante muitos anos, entre o final do século 19 e início do século 20, aventureiros e pesquisadores do mundo inteiro organizaram diversas expedições à ilha de Trindade com a mesma finalidade: encontrar um misterioso tesouro enterrado por piratas na região.

Histórias e lendas curiosas sobre o tesouro começaram a circular por volta de 1880. Foram publicados nos jornais e livros, mapas (como mostra a ilustração acima, publicada no Estado há um século), roteiros, estudos e até minuciosas descrições comprovando a existência do tesouro que nunca foi encontrado.

"Ouro em pó, barras e dinheiro de muitos países e pedras preciosas de grande valor", relatou ao jornal em 1913 o Observatório Astrômico do Rio de Janeiro (abaixo).

O Estado de S. Paulo - 29/7/1913 e 16/9/1913

A ilha. Conhecida pela sua beleza e regatas internacionais, a ilha de Trindade fica a 1.200 km em linha reta da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Um paraíso ecológico com espécies raras da fauna e flora. Sob domínio brasileiro desde 1910, já foi ocupada por portugueses e ingleses, e desde 1957 é guarnecida pela Marinha do Brasil.

Foto da Ilha de Trindade tirada em 1979. Acervo/Estadão

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.