Planejada para 20 anos, Ponte Pênsil chega aos 100
Rose Saconi
21/05/2014 | 11h51   
Construção foi erguida para servir de apoio aos canos de esgoto da ilha de São Vicente

Ponte foi inaugurada com festa em 1914. Reprodução: Alberto Marques/Estadão
A ideia da construção da ponte surgiu em 1910, quando o engenheiro e sanitarista Saturnino de Brito elaborou a planta de urbanização da cidade de Santos. Nos planos iniciais ela serviria de sustentação aos canos de esgoto que passavam sobre sobre o Mar Pequeno, e serviria também à travessia de carroças, pedestres e até de bondes. Os trilhos chegaram a ser colocados pela Companhia City, mas nunca foram utilizados.
Encomendado à Casa August Klenne, em Dortmund, na Alemanha, o material chegou ao Porto de Santos entre 1911 e 1913. Antes de sua abertura, a produção rural da região era escoada por barcaças ou em lombo de burros.
Estrutura. "A ponte ligará a ilha de Santos ao continente, facilitando as communicações com a Praia Grande e toda a zona sul do Estado. Tem 180 metros de vão e 6 de largura e foi calculada para sustentar a carga de 60 toneladas", noticiou o Estado dois meses antes da inauguração oficial. O piso de madeira fica a 6,50 metros acima da maré mínima e a 4 metros da máxima.

Na época, os construtores alemães calcularam que o prazo de utilização segura da ponte seria de apenas 20 anos. Porém, ela resistiu ao tempo e continuou como opção única de travessia rodoviária à Praia Grande até 1981, quando foi inaugurada a ponte do Mar Pequeno.

No ano seguinte, a Ponte Pênsil foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
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