Prédios de São Paulo: Caixa Econômica Federal
Cley Scholz
23/01/2014 | 12h43   
Na Praça da Sé, edifício da CEF reserva espaço para preservar a história econômica do Brasil
A ilustração mostra o prédio da Caixa Econômica Federal (CEF), na praça da Sé, visto por entre as colunas da Catedral. O anúncio foi publicado em 21 de dezembro de 1954 e comparava a 'solidez granítica' da igreja à 'inabalável confiança' do banco estatal.
O Estado de S.Paulo, 21/12/1954
O edifício data de 29 de agosto de 1939 e foi inaugurado pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas para ser a sede do banco na capital paulista.
Desde a inauguração, a paisagem no centro histórico mudou bastante, mas o edifício do anúncio continua lá para contar a história de São Paulo, em um dos mais importantes espaços culturais da cidade. Veja, abaixo, nas 'Páginas Selecionadas', como a inauguração da estação de metrô na Sé mudou a paisagem e a dinâmica do centro, onde fica o prédio.
>>Veja outros prédios da série
O Museu da Caixa Econômica Federal, fundado nos anos 80, preserva um pedaço da história de São Paulo e mostra a evolução do sistema bancário brasileiro. Com fotografias, mobiliário e equipamentos usados nas agências ao longo dos anos, o local já serviu de cenário para telenovela de época.
A primeira agência da CEF, fundada em 1875, ficava ao lado do antigo Palácio do Governo, no Pátio do Colégio. O museu foi instalado nas antigas salas da diretoria da agência Sé. No mesmo prédio estão a biblioteca e a galeria de arte, com esculturas e pinturas de artistas brasileiros, como Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.