Prédios de São Paulo: Casa Almeida
Cley Scholz
09/01/2014 | 00h01   
O casarão de 3 andares onde ficava a Casa Almeida hoje é sede de uma loja de cosméticos
Fundada em 1894, a Casa Almeida é uma marca de varejo tradicional em São Paulo. Sua história começou com venda de aviamentos no bairro da Liberdade. A ilustração ao lado, publicada no jornal O Estado de S. Paulo na edição do dia 12 de novembro de 1933, mostra como era a arquitetura do prédio.
Consumidores apinhados diante das vitrines, os homens de ternos e chapéus e apenas um veículo passando na pacata Avenida Liberdade.
Ao longo da sua história, a Casa Almeida cresceu e abriu três lojas em shoppings badalados da cidade e uma na rua Augusta, onde vende produtos para cama, mesa e banho. Mudou-se do antigo prédio, que deteriorou-se com o tempo, como acontece com muitos marcos arquitetônicos da cidade. Recentemente o edifício passou por uma reforma completa como parte das mudanças para revitalizar o bairro da Liberdade, tradicional reduto da colônia japonesa em São Paulo. Veja abaixo, nas 'Páginas Selecionadas', outras reportagens sobre a tradicinal loja e sobre o bairro da Liberdade.
>>Veja outros prédios da série
Os detalhes arquitetônicos típicos da época desapareceram, e a antiga Casa Almeida virou uma loja da Ikesaki. Referência dentro do bairro da Liberdade, a rede especializada em produtos de beleza de Hiorofumi Ikesaki escolheu o local como sua sede. E após uma reforma, que conferiu um estilo mais moderno, com paredes envidraçadas, o prédio virou outro.
Veja mais:
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.