Prédios de São Paulo: Hospital Menino Jesus
Cley Scholz
10/04/2014 | 10h52   
Antigo Sanatório da Esperança é hoje um concorrido hospital infantil da rede pública
Em um anúncio publicado na edição do Estado do dia 6 de novembro de 1938, a Sociedade Construtora Brasileira, responsável pelo projeto e construção do Sanatório Esperança, apresentava a fachada do edifício inaugurado naquele dia na Rua dos Ingleses.
O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico da Prefeitura pela sua importância histórica e arquitetônica.
A história do hospital começou no início da década de 1930, com um grupo liderado pelo médico Bernardes de Oliveira. A pedra fundamental foi lançada em 1932 e o projeto apresentava modernos padrões arquitetônicos. O prédio no Morro dos Ingleses podia ser visto de longe. Após sérias dificuldades financeiras, o hospital foi municipalizado nos anos 50, passando a atender crianças de até 12 anos. Em 1956 passou a se chamar Hospital Infantil Esperança. Em 1960 o nome mudou para Hospital Infantil Menino Jesus.
>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'
O hospital é um dos mais concorridos na área de pediatria da rede pública. Durante os meses de outono e inverno, com a redução da umidade do ar, os atendimento a crianças com doenças respiratórias chegam a triplicar no hospital. Como mostram as matérias, abaixo, no 'Páginas Selecionadas'.
Hoje, o hospital tem um convênio com o Sírio Libanês e já realizou transplantes de fígado e cirurgias cardíacas em crianças, entre outros tratamentos.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.