Prédios de São Paulo: São Lucas

Cley Scholz

23/12/2013 | 16h12   

De frente para a praça Roosevelt, edifício tinha localização como grande diferencial

De luvas e chapéu, a modelo aponta o endereço do Edifício São Lucas, em construção na Praça Roosevelt. No mapa, em destaque, a vantagem do imóvel é reforçada: “Perto, perto, perto”.

O Estado de S.Paulo- 23/11/1958

O texto do anúncio, publicado dia 23 de novembro de 1958, destaca outras qualidades do empreendimento, bem diferentes das que são anunciadas hoje em dia: “Numa praça ampla, cheia de luz e sol! A dois passos da Av. Ipiranga. Apartamentos muito espaçosos e confortáveis, apenas dois por andar, com 138 metros quadrados cada um, todos de frente para a praça. Living-sala muito ampla, dois excelentes dormitórios, balcão, armários embutidos, dois banheiros, cozinha, terraço de serviço, quarto e W.C de empregada. Construção esmerada, fechada de pastilhas, ‘hall’ de entrada todo de mármore, banheiros com pastilhas coloridas, água quente central por caldeira a óleo, incinerador de lixo, persianas de enrolar, sistema elétrico quick-leg”.

Dez anos depois do lançamento do São Lucas, a tradicional feira livre da praça Roosevelt foi extinta e local havia se transformado num enorme estacionamento. Em 1968, a reurbanização da praça promovida pelo prefeito Faria Lima e o sistema viário construído entre as Ruas Augusta e Consolação já revelavam como o trânsito já havia se tornado um problema na cidade. O novo projeto, um enclave de cinco andares de concreto no Centro de São Paulo, inaugurado em janeiro de 1970, foi muito criticado.

Também em 1970, outra mudança desagradou os moradores do edifício São Lucas. A loja térrea do prédio foi ocupada por uma casa noturna. A batalha judicial entre os condôminos, que perderam o sossego, e os proprietários da boate Griffin's foi tema de matérias no Estado. A disputa foi vencida pelos moradores do São Lucas.

Nos anos 80 a região sofreu um processo de degradação. Vários outros prédios foram construídos grudados uns aos outros formando um gigantesco paredão. Um nova reforma da praça Roosevelt foi concluído em 2012. A obra faz parte dos projetos de revitalização do Centro e trouxe novos ares para a região do edifício São Lucas.

Veja mais:

O São Lucas hoje

Acompanhe a série:

Prédios de São Paulo: Copan

Prédios de São Paulo: Martinelli

Prédios de São Paulo: Shopping Iguatemi

Prédios de São Paulo: Arouche

Prédios de São Paulo: Basílio Jafet

Prédios de São Paulo: Regina

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.