TAM 3054, o maior acidente aéreo do Brasil
Estadão Acervo
17/07/2017 | 01h13   
Airbus atravessou pista de Congonhas e se chocou contra prédio, matando todos a bordo
O Estado de S.Paulo- 18/7/2007
No começo da noite de 17 de julho de 2007, uma terça- feira chuvosa, o Airbus A-320 da TAM que vinha de Porto Alegre para o aeroporto de Congonhas em São Paulo ultrapassou a pista principal do aeroporto durante o pouso, passou sobre a Avenida Washington Luís, colidiu com o prédio da TAM Express e explodiu, matando todos 187 passageiros e tripulantes a bordo e mais 12 pessoas em solo. O acidente entrou para a história como a maior tragédia aérea do País. Em números de mortos foi o maior acidente daquele ano no mundo, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e o Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (ACRO).
Em sua cobertura, o Estado trouxe informações sobre o trabalho de resgate dos bombeiros, informou sobre o as condições de pouso no dia da tragédia e da pista, recém-reformada - Congonhas já havia registrado problemas em 2 pousos anteriores. Mostrou a dor e choque dos familiares das vítimas e contou um pouco sobre sobre suas histórias. Acompanhou a perícia do local e a análise da caixa-preta do avião.
O Estado de S.Paulo- 18/7/2007
Publicou trechos dos arquivos de áudio que revelaram como, em 19 segundos, os pilotos que se preparavam para realizar um pouso em condições de chuva, com pista molhada e escorregadia tentaram retomar, sem sucesso, o controle da aeronave após ela ter tocado no chão. Trouxe opinião de técnicos e explicou pareceres que buscavam esclarecer os eventos que levaram ao acidente. Informou sobre a ausência de fortes marcas de freio de pneus na pista , indícios de um comportamento anormal para o pouso, o que apontaria para falha humana dos pilotos ou algum problema com aeronave, como alguma falha nos manetes.Noticiou também a falta de ranhuras (grooving) no seu asfalto da pista, dado que levantava questões sobre sua segurança.
O Estado de S.Paulo- 18/7/2007
Após dois anos e dois meses de investigação e análise de cinco laudos do Instituto Nacional de Criminalística, em 23 de setembro de 2009 a Polícia Federal concluiu o Inquérito Criminal. A conclusão apontou o uso incorreto dos manetes como o fator determinante e atribuiu aos pilotos a responsabilidade sobre o acidente.
O Estado de S.Paulo- 24/9/2009, 18/7/2012
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